Mosteiro Nossa Senhora do Brasil

CLARISSAS CAPUCHINHAS CHEGAM AO BRASIL
Clarissas Capuchinhas no Brasil


O mosteiro Nossa Senhora do Brasil é o primeiro da Ordem das Clarissas Capuchinhas fundado no Brasil. Situado na Serra Gaúcha, em Flores da Cunha/RS; pertence à Diocese de Caxias do Sul.   Por iniciativa do então Provincial dos Frades Menores Capuchinhos Dom Frei Ângelo Salvador que desejava impulsionar o trabalho missionário dos seus confrades com a oração das contemplativas, as filhas da beata Maria Lourença Longo chegaram à América Latina.

O bispo Dom Benedito Zorzi, acolhendo o pedido do provincial, fez uma solicitação à Madre Presidente da Federação Italiana que, após consulta aos mosteiros sobre a disponibilidade das missionárias, formou a equipe das cinco fundadoras sendo três Irmãs do Mosteiro de Veneza (Mestre) e duas do Mosteiro de Roma (Garbatella). Pela dificuldade em obter o visto para a entrada no Brasil, naquele período de ditatura, a chegada das Irmãs atrasou por quase um ano. 

Seguiram viagem após receber a bênção do então Papa João Paulo II.  Chegaram, finalmente, em 21 de Janeiro de 1979. Ao passar pela alfândega do Rio de Janeiro os funcionários se espantaram com a idade das Irmãs (a mais jovem tinha 47 anos de idade): “Que vieram fazer?!”. Se perguntaram duvidosos. Do inverno para o verão... Na Itália o mês de Janeiro é o mais frio e elas estavam bem agasalhadas, em razão do calor carioca precisaram colocar seus casacos mais pesados em sacolas de plástico, pois não tinham bagagem de mão. 

Com estas sacolas chegaram em Porto Alegre, como pobres que iriam viver no meio dos pobres. A intenção, de fato, era fundar o Mosteiro em Caxias do Sul - sede da Casa Provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul - no bairro pobre de Santa Fé. No entanto, foi constatado não haver ali as mínimas condições, e as muitas procuras por um terreno adequado foram infrutíferas. O Frei Carlos Zagonel – o novo Ministro Provincial – ofereceu então um espaço em Flores da Cunha, lugar onde o povo cultivava a lembrança de um Frei Capuchinho – Salvador Pinzetta, atualmente em processo de beatificação.

Começou-se então a construção do mosteiro. O local não era plano, era bastante elavado, se fazia necessário aplainar o morro e isso exigia tempo e investimento. Tinha-se passado um ano e outro ano precisou para a construção. Em Caxias do Sul os Freis tinham providenciado uma habitação, generosamente colocada à disposição pelas Irmãs de São José, enquanto o mosteiro não fosse construído. Os Freis Capuchinhos – muito estimados pelas Irmãs Clarissas – pediram inicialmente hospitalidade no Mosteiro de São Damião, em Porto Alegre. 

Foram doze dias de júbilo tanto pela amabilidade delas, como pelo alimento espiritual dado por Frei Lázaro Iriarte, Delegado pelo Ministro Geral para todas as Clarissas Capuchinhas, que ia ao mosteiro até em baixo de chuva. Dia 1º de Fevereiro, finalmente, aconteceu a chegada em Caxias do Sul: a acolhida e celebração Eucarística muito bem preparada por Frei Osório Bebber e participada pelo Bispo dom Paulo Moretto e seu Auxiliar, também por Frei Ângelo Salvador e seus co-Irmãos e muitos fiéis. Frei Lázaro Iriarte, com uma profunda reflexão sobre o mosteiro de Vida Contemplativa, deu muito ânimo às Irmãs. 

Após um ano na moradia provisória onde as Irmãs recebiam a visita e colaboração dos padrinhos/benfeitores e toda a assistência espiritual para a sua nova missão, enquanto acompanhavam sua primeira vocacionada brasileira, a obra foi concluída. O mosteiro Nossa Senhora do Brasil deu início às suas atividades no dia 8 de dezembro de 1981, com uma solene missa campal que contou com grande participação do povo florense e circunvizinhos, o que tornou pequena a  rua de acesso.

                                         Clarissas Capuchinhas


  Contate-nos:

Telefones:  (54) 9934-0644  (Whatsapp)

                    (54) 3292-1414     

E-mail (secretaria): irclarissascapuchinhas@gmail.com

E-mail vocacional: vocacionalclarissascap@gmail.com        
                    
 
Atualizada em 03/02/2024.